Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

Polícia Civil de Ivaiporã prende maior suspeito de furto de gados e cavalos do Vale do Ivaí

Marcelo José Sales é autuado por furto qualificado e está preso preventivamente na carceragem de Ivaiporã
Marcelo José Sales é autuado por furto qualificado e está preso preventivamente na carceragem de Ivaiporã
Delegado Gustavo Dante representa pela prisão preventiva
Delegado Gustavo Dante representa pela prisão preventiva
Numa investigação conduzida pelo delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Gustavo Dante, foi preso o homem considerado maior ladrão de gados e cavalos do Vale do Ivaí. Trata-se Marcelo José Sales, 28 anos. Ele é natural de Jardim Alegre e foi preso na Vila Nova Porã, em Ivaiporã. 

O Paraná Centro conversou com Gustavo Dante, por telefone, sobre a prisão do suspeito e, segundo o delegado, Marcelo Sales era investigado há um certo tempo. “Após investigações, representei pela prisão preventiva de Marcelo Sales, que foi acatada pelo poder Judiciário de Ivaiporã”, informou Gustavo Dante, acrescentando que o mandado de prisão foi cumprido pelos investigadores da Polícia Civil de Ivaiporã, Aparecido Pinto da Silva e Osias Ienzen, com apoio da Polícia Militar e Serviço de Inteligência (P2) da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã.

“Agora, iremos aprofundar as investigações, porque Marcelo Sales pode fazer parte de uma associação criminosa composta por 8 elementos – incluindo Sales”, comentou o delegado. 

Marcelo Sales foi autuado por furto qualificado (Artigo 155 do Código Penal).

Furto de 8 cabeça de gado (Nelore) 
No dia 19 de junho, a Polícia Militar de Jardim Alegre e Ivaiporã recuperaram o caminhão Volkswagen VW 13180, placas ATM-1219/Turvo, usado para furtar 8 cabeças de gado – raça Nelore. 

O proprietário dos animais, Antônio Paixão, foi alertado por um vizinho, informando que havia um caminhão e pessoas estranhas na propriedade embarcando os animais. Antônio Paixão foi à propriedade, que fica entre os municípios de Ivaiporã e Jardim Alegre, acompanhado da Polícia Militar de Ivaiporã, constatou que as porteiras foram arrombadas e que havia sinais de pneus de caminhão.

Os soldados Gomes e Moretti – Departamento de Polícia Militar de Jardim Alegre, foram informados acerca do furto e viram o caminhão trafegar sentido Ivaiporã/Lidianópolis. Os policiais atravessaram a viatura na pista para tentar parar o caminhão. Mas o motorista avançou, obrigando os policiais militares a recuar na pista para evitar uma colisão. 
Conforme Boletim de Ocorrência, o motorista fugiu e pôs em risco a vida de quem circulava pela rodovia – inclusive obrigando um ônibus de transporte escolar a sair para o acostamento.

Entre Jardim Alegre e Lidianópolis, o motorista do caminhão pegou uma estrada secundária, enquanto a Polícia Militar de Jardim Alegre seguiu por um atalho, o que permitiu parar a frente ao caminhão.
Nesse momento, houve um choque entre os veículos, colidindo na lateral esquerda dianteira da viatura. Em seguida, o motorista fugiu. Suspeita-se que ele estava acompanhado.

As 8 cabeças de Nelore – 1 boi e 7 vacas foram recuperadas. Mas um deles morreu, provavelmente por causa das manobras realizadas pelo motorista do caminhão. Os animais foram avaliados em R$20 mil. Na cabine do caminhão havia extrato do Banco Itaú, boleto bancário, 3 comprovantes de entrada de animais em leilão e nota fiscal.
O caminhão e os papeis foram encaminhados para a 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã.

Na ocasião da apreensão do caminhão, o investigador Osias Ienzen declarou que a prisão dos envolvidos era “uma questão de dias”. 
Conforme Osias Ienzen, a associação criminosa é investigada há um ano. “Pelas informações levantadas, quando se trata cavalos e gados de raça, os animais são vendidos em leilões. Em outros casos são abatidos ou usados para reprodução – depende da raça”, esclareceu o investigador, acrescentando que a prisão dos demais suspeitos fará parte da “Operação Boiadeira”, deflagrada em julho de 2014.

FONTE: Paraná Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário